loader

Surto de dengue em Boca do Acre tem aumento de 265% dos casos em três meses e assusta moradores

O surto de dengue em Boca do Acre se agravou com o aumento de lixo a céu aberto, pneus inutilizados e acúmulo de água em vasilhas, segundo a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas). Em outubro, foram diagnosticados 161 casos. Em agosto foram 44 pacientes diagnosticados com a doença e em setembro 124. O aumento é de 265%. A FVS elaborou um plano de contingência para controlar a doença. O município tem 34.635 habitantes, segundo o IBGE

A FVS orienta para aplicação de inseticida nas ruas e casas a cada dois ou três dias. Determina também que equipes da secretaria municipal de Saúde façam visitas em cada domicílio. As ações incluem mutirão de limpeza, distribuição de capas protetoras para caixas de água, monitoramento de casos de chikungunya e grávidas que podem apresentar risco de contrair zika vírus.

O surto é identificado principalmente em quatro bairros do município: Macaxeiral, Praia do Gado Centro e Walterlândia. A técnica da FVS, Luzia Mustafá, explica que são locais com lixo e água parada. “Esses bairros são os que apresentaram maior número de criadouros. Encontramos muitos quintais sujos e com acúmulo de água. Pedimos a colaboração da população na eliminação desses criadouros”, disse.

Em 2019 o município também passou por um surto de dengue, com notificações abaixo do registrado neste ano, contabilizando 277 notificações. Apesar do surto de 2020, a FVS classifica a situação como “médio risco”. O município ainda controla a pandemia do coronavírus, com 1.389 casos confirmado.

Comentários