loader

Professora acreana Neide Lopes é convidada pelo governo Chines para simpósio da China-Estados da América Latina e do Caribe sobre Direitos Humanos!

Realizada no Rio de Janeiro, foi o primeiro simpósio sobre os direitos humanos entre a China e a região da América Latina e Caribe que oferece uma nova possibilidade de reestruturar o caminho dos direitos humanos. As duas partes consideram o desenvolvimento socioeconômico e a paz como uma prioridade dos direitos humanos e aspiram tomar ações conjuntas.

A Professora Neide Lopes, na abertura dia 09 de setembro concedeu entrevista a emissoras chinesas destacou a necessidade de opor-se ao uso da pauta “direitos humanos” por países como escudo político com pretexto financiar golpes e interferir na autonomia de outros países. Que pauta dos direitos humanos passa também pelo combate a pobreza, que em si, já é uma violação aos direitoshumanos. É preciso discutir os direitos fundamentais.

Falou da importância da cooperação entre Brasil e China para protagonizar o tema direitos humanos não apenas na América latina, mais no Oriente Médio e América.

Falou também, sobre a ROTA DA CEDA que vai ampliar consideravelmente os negócios do Brasil com a China pelo Acre. Para a professora o desafio é causar o mínimo possível de impacto ambiental. Que é possível pensar numa estratégia de desenvolvimento econômico do estado preservando a natureza. A Amazonia não pode ficar isolada. É preciso garantir o desenvolvimento sustentável, onde as riquezas da floresta se tornem de fato riqueza para quem está na floresta.

Comentários