loader

Nova onda de calor no Brasil preocupa especialistas: ‘Não é normal’

Com previsão de 45°C para algumas regiões do Brasil, a onda de calor tem causado transtorno em todos os Estados.

Segundo a MetSul, as temperaturas fogem dos padrões históricos do território nacional, com o mês de outubro mais quente desde desde 1961.

Não é normal que um mês registre temperatura tão acima do média numa área tão imensa do Brasil. Muito menos normal que o mês termine com temperaturas 2ºC a 6ºC acima da média em quase metade do país”, alerta a publicação.

O cenário preocupa especialistas de todo mundo, uma vez que “temperaturas tão fora da curva histórica por longos períodos têm efeitos nocivos para a saúde humana, flora e fauna, e ainda para a economia, sobretudo a agricultura.”

O mundo está mais quente

Uma pesquisa recente realizada pela Climate Central reafirma o alerta para os efeitos da crise climática em níveis globais. Os especialistas acreditam que os últimos 12 meses foram os mais quentes já registados na história, com aquecimento médio global superior a 1,3°C.

“O El Niño está começando a aumentar as temperaturas, mas com base em padrões históricos, a maior parte do efeito será sentida no próximo ano”, sugere o relatório produzido a partir da análise de temperaturas médias diárias e ondas de calor em 175 países.

Comentários