loader

Médico peruano que atua no Acre é denunciado por importunar sexualmente paciente durante atendimento

Um médico peruano, de 61 anos, que atua nas unidades de saúde do Acre é investigado por importunar sexualmente uma paciente dentro de um hospital de Guajará, no Amazonas, cidade vizinha de Cruzeiro do Sul, interior do estado acreano. O caso foi registrado durante atendimento ginecologisto na última quarta-feira (13).

O profissional faz parte do quadro efetivo da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e da Saúde do Amazonas.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o profissional conversando perto da mulher e, durante alguns instantes, abre a calça e coloca o órgão genital para fora da roupa. A mulher se afasta e o médico faz gestos com a mão para ela se aproximar, apontando sempre para as partes íntimas.

Ele parece pedir algo para a paciente, que rejeita e diz: “Hoje não dá, infelizmente, não dá”.

A direção do hospital de Guajará informou à Rede Amazônica Acre que, assim que tomou conhecimento das denúncias apresentadas pela paciente na delegacia, decidiu afastar o médico de suas funções e que abriu um procedimento administrativo para apurar a situação.

A vítima procurou a delegacia de Polícia Civil e denunciou o caso. O delegado Adenilson Carlos é responsável pelas investigações e interrogou a vítima. Em depoimento, a mulher afirmou que já tinha sido vítima outras vezes e decidiu usar o celular para gravar a consulta e os atos praticados pelo médico. 

O médico tem registro no Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e do Amazonas (CRM-AM) em situação regular com especialização em ginecologia e obstetrícia.

Além do hospital de Guajará, o médico também atua no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, que atende mulheres das regiões do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira e cidades do Amazonas vizinhas.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou que as ‘medidas cabíveis, incluindo eventual afastamento do servidor, serão analisadas com base nas investigações pelos órgãos competentes, legislação vigente e no compromisso com a transparência e a ética profissional.

“Reiteramos nosso compromisso com a comunidade de Cruzeiro do Sul e dos demais municípios da Regional do Vale do Juruá/Tarauacá/Envira, confiando plenamente nas investigações conduzidas pelos órgãos competentes”.”Reiteramos nosso compromisso com a comunidade de Cruzeiro do Sul e dos demais municípios da Regional do Vale do Juruá/Tarauacá/Envira, confiando plenamente nas investigações conduzidas pelos órgãos competentes”.

Investigações

O médico foi ouvido na delegacia do município. Segundo o delegado Adenilson Carlos, ele alegou que já teria mantido um relacionamento com a paciente anteriormente.

“Fizemos boletim de ocorrência e instauramos uma investigação para apurar todos os fatos. Na quinta-feira [14] tomamos conhecimento de que o vídeo que a paciente fez no ato da importunação sexual relatado por ela foi divulgado nas redes sociais”, confirmou.

A vítima relatou que foi acompanhada de outra pessoa à consulta, porém, precisou ficar sozinha com o suspeito em determinado momento e a porta do consultório ficou trancada.

“Ela relata que isso ocorreu em outras vezes, mas não fez comunicação à polícia e dessa vez resolveu capturar as imagens do médico para trazer até a polícia e provar o que estava acontecendo. São informações preliminares, estamos checando tudo”, reafirmou.

Nota na íntegra da Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem a público esclarecer que os fatos envolvendo a acusação de assédio sexual contra um médico, amplamente divulgados nas redes sociais, não ocorreram nas dependências da unidade de saúde do Estado do Acre, embora o profissional integre o corpo clínico desta instituição.

Reiteramos nosso compromisso com a comunidade de Cruzeiro do Sul e dos demais municípios da Regional do Vale do Juruá/Tarauacá/Envira, confiando plenamente nas investigações conduzidas pelos órgãos competentes.

Por fim, reforçamos que estamos à disposição para colaborar com as apurações e prestar maiores esclarecimentos, sempre visando à solução do caso e à garantia da transparência e justiça.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretario de Estado de Saúde do Acre

Colaborou o repórter Mazinho Rogério, da Rede Amazônica Acre.

Comentários