
Nesta quarta-feira (dia 5), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, confirmou: estão autorizadas, pelo Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI), as próximas seleções para os órgãos da área ambiental.
A expectativa é de que as portarias autorizativas de novos concursos, como os do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) sejam divulgadas, nos próximos dias, no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com Marina, no caso do Ibama deverão ser oferecidas 260 vagas. Ao todo, os órgãos contarão com 460 oportunidades.
Além do Ibama, as demais serão distribuídas da seguinte forma:
- ICMBio – 180 vagas
A distribuição de vagas por cargos em cada órgão ainda deve ser confirmada, assim como a previsão de quando os editais poderão ser publicados.
O quantitativo anunciado para o Ibama é bastante inferior ao último pedido encaminhado para o Ministério da Gestão, que era de 2.201 vagas de analistas, distribuídas da seguinte forma:
- analistas ambientais – 1.498 vagas
- analistas administrativos – 703 vagas
O último concurso Ibama para efetivos ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 568 vagas, sendo 432 para candidatos com ensino médio e 136 para nível superior, com remunerações de até R$ 8.547,64. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.
Comentários