loader

90,9% dos brasileiros dizem que preço dos produtos está aumentando muito

Pesquisa CNT/MDA divulgada na 2ª feira (26.out.2020) mostrou que, apesar de a inflação estar abaixo da meta do governo, 90,9% da população brasileira considera que o preço dos produtos está aumentando muito.

Dos itens constados como mais caros pelos entrevistados, que escolheram 2 respostas, os principais foram: alimentos e bebidas (95,6%) e contas mensais (40,6%). Em 3º lugar, o combustível, com 17,8%, e em 4º as farmácias e os serviços de saúde, com 14,1%.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do Brasil, ficou em 0,64% em setembro, maior resultado para o mês desde 2003 (0,78%). No acumulado em 2020, é de 1,34%.

Tal resultado revelou que a inflação segue abaixo da meta central do governo para o ano, que é de 4%. Nos últimos 12 meses, no entanto, o valor acumulado é de 3,14%, acima dos 2,44% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. O valor portanto está acima do piso para 2020, que é de 2,5%.

De acordo com o economista Igor Macedo de Lucena, da Royal Institute of International Affairs, há 1 aumento generalizado de preços, e alguns grupos de produtos são sentidos por toda a população: “Os índices que mais variaram foram as partes de alimentos e bebidas, que basicamente permeiam toda a cadeia de consumidores, desde a classe A até a D.” Mas ele ressalta que a variação desses itens não reflete toda a cadeia produtiva brasileira: “Por isso, os consumidores vêem nesses produtos uma variação grande de preços e isso não se reflete no IPCA.”

Comentários