
O presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, afirmou que as tarifas sobre produtos farmacêuticos importados podem chegar a 250%. Esse é o segmento com a maior ameaça de taxa até o momento.
“Em um ano, um ano e meio no máximo, vai chegar a 150%, e depois vai chegar a 250%, porque queremos que os produtos farmacêuticos sejam feitos em nosso país”, disse o mandatário norte-americano em entrevista à CNBC.
Ainda de acordo com Trump, haverá uma “pequena tarifa” inicial sobre esses produtos. A alíquota, porém, não foi informada por ele.
Em abril, o governo norte-americano iniciou uma investigação para determinar o efeito das importações de farmacêuticos na segurança nacional. Posteriormente, no início de julho, o presidente dos Estados Unidos já havia ameaçado impor tarifas de 200% sobre a classe.
Na visão de Trump, as tarifas devem incentivar as empresas do ramo a mudarem suas operações para os Estados Unidos, após a produção nacional de medicamentos ter passado por uma redução nas últimas décadas.
Em contrapartida, a indústria farmacêutica alerta para a possibilidade de a medida elevar custos e colocar pacientes em risco ao impactar na cadeia de fornecimento no país.
Recentemente, Trump enviou uma carta aos 17 principais fabricantes pedindo que se comprometessem a tomar medidas para reduzir os preços dos medicamentos nos EUA até 29 de setembro.

Comentários