
O Jornal Nacional, principal noticiário da TV Globo, terá uma nova editora-chefe a partir de novembro deste ano. A informação foi anunciada nesta segunda-feira, 1º, com a saída de William Bonner. Quem assumirá o cargo será a jornalista Cristiana Sousa Cruz.
Atualmente atuando como editora-chefe adjunta do JN, Cristiana, que é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, tem quase 30 anos de casa. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, em 1992, ela participou da criação da Globosat, na equipe do canal GNT, ainda como estagiária.
Pouco depois de ser contratada, ela foi para os Estados Unidos para fazer um mestrado em Nova York. Quando estava por lá, trabalhou como produtora e editora, ao lado do correspondente Luís Fernando Silva Pinto, em 1995. No ano seguinte, voltou para o Brasil e passou a integrar a equipe do ‘Bom Dia, Brasil’, ajudando na reformulação do noticiário como editora de Internacional.
Após três anos na função, Cristiana foi promovida a editora de Internacional no ‘Jornal Nacional’. Na época, ela participou de coberturas marcantes, como os atentados de 11 de setembro de 2001. Em 2004, ela foi chefe de redação do escritório da Globo em Nova York, onde passou cinco anos.
Em 2018, ela recebeu o convite para ser chefe de redação de programas da GloboNews, canal de notícias da emissora. Ela voltou para o Jornal Nacional em 2019 para ocupar o cargo de editora-chefe adjunta, onde ficou por seis anos e atuou ao lado de Bonner.
De acordo com ela, ser editora-chefe do jornal é um sonho profissional realizado. “Tenho o prazer de trabalhar com uma equipe incrível de jornalistas, no Brasil e no exterior. Profissionais competentes, experientes e apaixonados por esse nosso ofício tão relevante. Nós temos um compromisso histórico: levar informação de qualidade aos milhões de telespectadores do JN. Sempre. Agradeço muito a Globo por esta oportunidade tão honrosa. Muito obrigada à direção de Jornalismo, pela confiança. Minha gratidão e meu carinho especiais ao Bonner, amigo da vida toda, meu parceiro de trajetória. Obrigada, obrigada”, disse no comunicado da emissora.
Após 29 anos como apresentador e 26 também na função de editor-chefe, William Bonner ficará no comando do telejornal até 3 de novembro. César Tralli assumirá o posto de âncora. E, a partir do ano que vem, Bonner irá integrar a apresentação do Globo Repórter junto com Sandra Annenberg.
Comentários