
A presidente do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, voltou a integrar o seleto grupo das mulheres mais influentes do mundo, de acordo com o ranking divulgado pela revista Forbes nesta quinta-feira, 11. Na edição de 2025, ela aparece na 18ª posição, sendo a única brasileira entre as cem selecionadas, e marca sua presença na lista pelo segundo ano consecutivo.
A Forbes ressalta ainda que Tarciana ocupa um lugar histórico: ela se tornou a primeira mulher a comandar o Banco do Brasil desde a sua fundação, há mais de dois séculos. O feito, segundo a publicação, reforça sua relevância no cenário global.
Tarciana é descrita como uma “defensora apaixonada” das pautas ambientais. A lista relembra sua participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2023, quando destacou a urgência de ampliar investimentos em negócios sustentáveis.
“Naquele mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, destacou a revista.
Para compor a lista anual, a Forbes avalia critérios como visibilidade, fortuna e capacidade de influência. No caso de líderes políticas, entram em cena fatores como PIB e população do país que governam. Já para executivas de grandes empresas, pesam o faturamento e o número de funcionários sob sua gestão.
Confira quem ocupa o topo do ranking em 2025:
Tan Su Shan: CEO do Grupo DBS, de Singapura, maior instituição financeira do Sudeste Asiático.
Colette Kress: Vice-presidente executiva e diretora financeira da Nvidia, nos Estados Unidos.
Hana al Rostamani: CEO do First Abu Dhabi Bank, dos Emirados Árabes Unidos.
Gwynne Shotwell: Presidente e diretora de operações da SpaceX, nos Estados Unidos.
Quem é Tarciana?
Tarciana Paula Gomes Medeiros nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Começou a trabalhar como feirante e também foi professora. Ela é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
Antes de ser escolhida como presidente do banco, ela já atuava na instituição financeira há 22 anos, atuando em diversas áreas dentro do Banco do Brasil. Sua trajetória incluiu cargos na rede de varejo, agências e superintendências, e em 2021, ocupava o cargo de Gerente Executiva na diretoria de clientes Pessoa Física e Micro e Pequenas Empresas.
Comentários