![](https://noticiasacreana.com/wp-content/uploads/2025/02/image-42.png)
Uma cena ocorrida na cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, tomou proporção mundial nas últimas semanas. Trata-se de uma “chuva de aranhas”, fenômeno que acontece sazonalmente na região, e que foi registrado por Bruna Naomi, de 26 anos. A jovem publicou o vídeo no Instagram e já soma mais de 260 mil visualizações, além de mais de 12 mil curtidas.
As imagens foram gravadas no dia 27 de dezembro no final da tarde, quando Bruna retornava do supermercado com uma amiga e ambas ficaram impressionadas com o que viram. De acordo com especialistas, o que ocorreu foi uma “teia coletiva”, sendo este um comportamento comum da espécie Parawixia bistriata.
Coordenador da Divisão de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, Cláudio Maurício Vieira detalhou o acontecimento: “Algumas espécies de aranhas constroem essas teias gigantes, que podem ser usadas de forma coletiva ao longo do ano ou em períodos específicos. Esse comportamento é uma estratégia para capturar grandes quantidades de alimento ou facilitar a reprodução.”
Aos que ficaram preocupados em relação ao risco que as aranhas poderiam oferecer à saúde, o professor Rodrigo Lopes Ferreira, titular do Departamento de Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Lavras, detalhou que o fenômeno não representa perigos aos seres humanos.
“Ela não tem veneno potente, não. É claro que se uma pessoa for pegar na mão de qualquer maneira, assim, estressar o bichinho, pode ser que aquela pessoa seja picada, mas o veneno não tem problema maior nenhum, não está dentre as aranhas que a gente considera de importância médica”, disse em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo.
Comentários