loader

Luís Roberto Barroso, do STF, anuncia aposentadoria aos 67 anos

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou sua aposentadoria da corte nesta quinta-feira, 9. Indicado para o cargo em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), ele vinha levantando suspeitas de que deveria deixar a toga desde o começo desta semana.

Ele presidiu a corte pelos últimos dois anos até que, na semana passada, deu espaço para o ministro Edson Fachin. Pela lei, ele poderia ficar no cargo até 2033, quando completará 75 anos – a idade limite do funcionalismo público.

Durante a fala, com a voz embargada, o ministro afirmou que estava preparado para o momento e que esta  na hora de tomar novos rumos. “Não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais a vida que me resta, sem as disposições, obrigações e exigências do cargo – com mais literatura e poesia”, afirmou.

A fala foi sucedida por aplausos dos colegas. Segundo o próprio ministro, esta foi a sua última sessão plenária. Com a vaga aberta, cabe ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar um novo ocupante para a Casa.

Comentários