
Uma imagem supostamente retirada de uma transmissão ao vivo da TV chilena Meganoticias viralizou nas redes sociais neste sábado (4). Na foto, fica sugestivo que a emissora teria confundido o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o apresentador brasileiro Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho.
O registro ganhou repercussão nacional, mas trata-se de uma fake news. Segundo o jornal Metrópoles, a imagem é uma montagem. A versão original teria sido exibida pelo telejornal em 24 de fevereiro de 2024, durante uma reportagem sobre países aliados da Rússia e da Ucrânia, que estão em guerra desde 2022.
Na montagem, além de Maduro ser substituído por Ratinho, o presidente da China, Xi Jinping, aparece representado pelo personagem Ursinho Pooh. Já na exibição original, as imagens dos presidentes aparecem corretamente ao lado de Ebrahim Raisi, então presidente do Irã, e Alexander Lukashenko, presidente da Bielorrússia.
A imagem falsa começou a circular no sábado (3), logo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma operação militar na Venezuela, que culminou na prisão de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Comentários