loader

Idosa de 82 anos retorna à sala de aula e ganha medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática

Romilda Silva da Conceição decidiu retomar os estudos em 2023. Ela integra o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em Feira de Santana.

Após criar filhos e netos, uma idosa de 82 anos decidiu retornar à sala de aula no ano passado e, em pouco tempo, já colhe os frutos da dedicação aos estudos. Moradora de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, Romilda Silva da Conceição conquistou uma medalha de menção honrosa na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Eu estava na sala, a professora foi e me chamou: ‘sabe que a senhora passou?’. (…) Pra mim, foi uma surpresa eu ter passado, eu tenho até a medalha”, contou dona Romilda, exibindo a medalha e um sorriso à equipe de reportagem da TV Subaé.

Ao longo da entrevista, ela contou que sua história com a educação foi marcada por diversas interrupções. Primeiro no município de Santo Estevão, onde cresceu, e depois de adulta em Feira de Santana.

“Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente pra roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei”.

A coragem para retomar os estudos veio justamente na terceira idade, com mais tempo para cuidar de si, já que os filhos estão crescidos. Atualmente, dona Romilda integra o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Clóvis Ramos Lima.

Para a família, ela é “motivo de orgulho”. “Quando você vê muitos adolescentes deixando de estudar, se envolvendo no mundo da criminalidade, e ela está ali perseverante, sempre buscando conhecimento. Essa sede de conhecimento levou ela a estudar, conhecer mais as coisas”, destacou a recepcionista Raíne Conceição, filha de Dona Romilda.

A estudante medalhista é exemplo para os parentes. De acordo com a filha, os estudos até deixaram a idosa com “espírito mais jovem”.

Comentários