
A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, mulher do ex-presidente Ollanda Humala, desembarcou nesta quarta-feira, dia 16, no Brasil, após receber asilo diplomático do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em solo brasileiro, ela formalizou à Polícia Federal (PF) um pedido de refúgio ao Brasil – o que, na prática, impede que ela seja extraditada e garante a permanência provisória no País.
O ex-presidente e sua mulher foram condenados pela Justiça do Peru em uma ação de corrupção, originada da operação Lava Jato. Eles receberam pena de 15 anos de prisão, acusados de lavagem de dinheiro.
O ex-presidente peruano foi à audiência no tribunal e saiu de lá preso. Nadine Heredia, por sua vez, não compareceu. Em vez disso, dirigiu-se à embaixada brasileira com o filho Samir Mallko Ollanta Humala Heredia.
Ela havia comunicado anteriormente problemas de saúde, mas sua defesa negou que ela tenha tentado “enganar” a corte. Em 2023, a Justiça peruana negou uma autorização para que Nadine viajasse à Colômbia para tratamento médico oncológico, em função de um câncer.
Comentários