loader

‘Dizem que morreram só 5 mil pessoas’, diz Guedes sobre coronavírus na China’

 

Ao divulgar o plano do governo para combater os efeitos da pandemia na economia brasileira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que, em termos porcentuais, o novo coronavírus “mata menos que todas as doenças que tivemos aqui”, citando zika, dengue, febre amarela e chikungunya. Na China, disse o ministro, a covid-19 matou “só” 5 mil pessoas.

“Os dados que me dão são impressionantes. Em um país de 1,5 bilhão de pessoas, dizem que morreram só 5 mil pessoas. Não sei as informações que saírem de lá são absolutamente confiáveis, mas é impressionante”, afirmou.

No mundo, já são 6.513 mortos até agora. No Brasil, já há 234 casos confirmados e a previsão é de que o número apresente um grande aumento nas próximas semanas.

Citando informações divulgadas pela China, ele disse que a primeira constatação sobre o coronavírus no país asiático ocorreu em novembro e que, depois de um surto no início do ano, em março, já havia apenas 10 casos diários.

“Não sabemos ainda nossa capacidade de defesa a um vírus como esse, mas a verdade é que ele tem rápida e altíssima taxa de contágio, mas tem baixíssima taxa de letalidade”, acrescentou.

Guedes chegou a sugerir que os jovens circulem, e que apenas os idosos, mais vulneráveis ao coronavírus, fiquem confinados, mas depois recuou e disse que a melhor orientação cabe ao Ministério da Saúde.

Comentários