O capitão da Polícia Militar Francisco Bruno Furtado, que estava foragido desde a última quarta-feira (13), se entregou à Polícia Civil em Boca do Acre nesta sexta-feira (15). O oficial da PM é alvo da operação “Joeira” que busca combater um grupo criminoso de policiais militares e civis com atuação em Manaus e no município de Boca do Acre (distante 1.026 quilômetros de Manaus).
A investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do MP-AM (Ministério Público do Amazonas) identificou crimes de associação criminosa, furto qualificado, falsidade ideológica, peculato e corrupção passiva cometidos por agentes públicos usando de suas funções para obter vantagens ilícitas e desviar recursos públicos.
Entre os investigados estava o oficial da Polícia Militar de Boca do Acre, capitão Francisco Bruno Furtado e outros membros do efetivo que, segundo as apurações, utilizavam a estrutura pública para práticas criminosas, incluindo o recebimento de “rachadinhas”.
Foram apreendidos R$ 30 mil em espécie e diversos bens de luxo em condomínio de alto padrão em Manaus, além de drogas. A pedido do MP-AM, a Justiça determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 1 milhão para reparação às pessoas prejudicadas e o Estado do Amazonas.
Comentários