loader

Autoproclamada presidente da Bolívia destitui Alto Comando Militar

Um dia após se autoproclamar presidente interina da Bolívia, a senadora Jeanine Áñez anunciou nesta 4ª feira (13.nov.2019) a destituição de todos os comandantes das Forças Armadas do país. Jeanine apresentou, em cerimônia realizada no Palácio Queimado –sede do governo boliviano que Morales não usava–,  o general de Exército Carlos Orellana como novo comandante das Forças Armadas, e os novos chefes do Exército, da Marinha e da Força Aérea.

A senadora também prometeu convocar eleições “o mais rápido possível” e disse que seu outro objetivo enquanto estiver à frente do governo será a revogação da decisão constitucional que permitiu a Evo Morales disputar o 4º mandato.

Jeanine Áñez prometeu convocar novas eleições

Jeanine disse que será garantido 1 processo eleitoral limpo e transparente, no qual “todos os cidadãos que atendem aos requisitos constitucionais” possam participar.

“Este mandato presidencial estritamente provisório terá 2 objetivos fundamentais: a revogação da sentença inconstitucional 0084/2017, de 28 de novembro de 2017, e a convocação de eleições gerais, no menor tempo possível, conforme estabelecido pela Constituição”, afirmou Janine, em entrevista à imprensa.

Comentários