
Após enchente histórica em 2024, o município de Xapuri, no interior do Acre, vai receber R$ 1,2 milhão em recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR). A portaria que confirma a destinação foi publicada na última sexta-feira (14) no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, Xapuri e outros quatro municípios brasileiros afetados por desastres receberão recursos. Segundo a Defesa Civil Municipal, o montante será utilizado para reconstrução de 11 casas que foram atingidas pela cheia.
De acordo com o coordenador do órgão, sargento Marcelo Negreiros, as residências que antes estavam nos bairros Major Salina e Bolívia, serão reconstruídas em local longe de riscos, seguindo o que pede o MDR.
“O recurso é referente as casas que foram interditadas permanentemente e aquelas que foram perdidas. Como o Ministério não aprova construir as casas no mesmo local, visto que são consideradas áreas de risco, elas serão construídas em uma área não alagadiça da Prefeitura”, explicou.
Ainda segundo o sargento Negreiros, o município recurso será pago em duas parcelas, sendo que a segunda só será recebida após a comprovação do que foi utilizado com o primeiro pagamento.
O prazo de execução das obras será de 365 dias a partir da publicação da portaria. O município ainda deverá apresentar a prestação de contas final no prazo de 30 dias segundo a data do último pagamento.
Impacto das águas
À época, o Rio Acre chegou a 17,08 metros em 1º de março de 2024 no município., ficando atrás apenas da enchente de 2025, que registrou a medição histórica de 18, 30 metros.
Na segunda maior enchente, Xapuri alcançou uma média de 3 centímentros por hora de subida, segundo o Corpo de Bombeiros do município. Em todo o estado, 14.476 pessoas ficaram fora de casa.
Em 2024, a enchente atingiu a pontos importante do município, como a Casa de Chico Mendes, um patrimônio cultural aberto à visitação, e o Hospital Epaminondas Jácome, principal unidade de saúde do lugar.
Nesse ano, o Governo Federal liberou outros recursos ao Acre, em agosto, o MIDR liberou 6 milhões ao Acre, após o governo federal reconhecer situação de emergência pela seca nos 21 municípios.
Já em setembro, o órgão ,liberou mais de R$ 2,2 milhões para Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul e Xapuri para execução de ações de resposta a desastres.
g1

Comentários