loader

Risco de grande enchente na fronteira é menor que em 2012 e 2015

Brasiléia está tomada pelas águas do Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom Acre)

Foto: Reprodução

A cidade de Brasiléia na fronteira com a Bolívia passou por momentos difíceis em 2012 e 2015, o Rio Acre que banha as cidades de Cobija, Epitaciolândia e Brasiléia, apresentou duas enchentes histórica, algo que nunca havia acontecido na Região, até mesmo moradores antigos desconheciam tal acontecimento.

O tempo passou, estamos no inicio do ano de 2020, não tem jeito, os meses de Janeiro, Fevereiro e inicio de março, de algum modo atinge o Psicológico da população da fronteira e sobretudo dos Brasileenses, que sabem muito bem o que é capaz de fazer uma grande enchente.

Em 2012 e 2015, não foi apenas um ano de perdas financeiras para o comércio e para a população, mas foi também um ano de separação, famílias se separaram deixando um pouco de sua infância no lugar em que cresceram, animais de estimação foram levados pelas correntezas do Rio Acre.

Todo inicio de ano o assunto enchente aparece na Pauta e na memória do povo humilde e hospitaleiro, como diz parte do nosso belo Hino, estamos chegando em meados de fevereiro e, tudo indica até aqui, que não teremos grande enchente esse Ano.

Comentários