loader

Produtos e empresas acreanas ganham espaço no mercado internacional no ano de 2025

Nem só de café vive o ambiente de negócios do Acre, pois, para além das commodities, alimentos produzidos no estado têm cada vez mais conquistado o paladar do consumidor externo. A participação em feiras foi uma das estratégias para apresentar os potenciais do estado e abrir novos mercados.

Com apoio do governo do Estado, por meio da Anac, da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e parceiros, empresas acreanas marcaram presença na Expoalimentaria, realizada em Lima, no Peru, uma das mais importantes feiras do setor de alimentos da América Latina, reconhecida internacionalmente por reunir compradores e investidores de diversos países.

Durante o evento, foram realizadas rodadas de negócios e contatos com empresas interessadas em conhecer produtos acreanos como a castanha, o açaí e o café, reforçando o esforço do governo em posicionar o Acre como fornecedor de produtos sustentáveis e com origem rastreável.

Neste ano a Expoalimentaria contou com a participação de 20 empresas acreanas. Farofa tipicamente acreana com coco e panceta suína, risoto preparado com proteína suína e a pimenta peruana ají amarillo, além da farinha de tapioca com lúcuma do Peru, foram algumas das delícias servidas ao público no estande do Acre.

A participação de empresas locais na Expoalimentaria teve como principal objetivo proporcionar, aos empresários acreanos que já conseguem exportar, a oportunidade de expor seus produtos, ampliar seu relacionamento comercial e impulsionar as exportações acreanas, consolidando a inserção do estado no comércio internacional com o Peru e a Bolívia, ampliando o leque de empresas aptas a efetuar exportações.

Em edições anteriores, com apoio do governo, Federação das Indústrias do Acre ( Fieac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas  Empresas (Sebrae), empresas acreanas tiveram oportunidade de divulgar seus produtos e ampliar a participação no mercado internacional. Atualmente algumas já estão exportando, como é o caso da Bootnorte Calçados, Café Contri, Nutrak e Bebidas Quinari, e outras estão se preparando para exportar.

Comentários