loader

Pando: Por não equipar hospital em Cobija, Ministra da Saúde poderá ir pra cadeia

Através de memorial dirigido ao Ministério Público, advogados e dirigentes impulsionadores de uma ação popular pedem a apreensão da Ministra da Saúde, Eidy Rocha, por desrespeitar uma ordem judicial que exige ao governo equipar o hospital de terceiro nível ‘ Dr. Hernan Messuti ‘ no Departamento Pando.

Acompanhado por meios de comunicação, advogados e dirigentes queixosos da ação popular, chegaram até a Procuradoria Departamental de Pando para apresentar um memorial dirigido ao Procurador Departamental, Juan Carlos Cuellar, onde se solicita a apreensão da máxima autoridade sanitária, por incumprimento de deveres .

No formulário aponta, que em 10 de junho, os cidadãos, Jesus Mamani Ventura, José Luis Vargas Alejandro, Tolentino Moya Hualta, Bilardo Otha Trujillo, William Enrique Ávila Flores, Deycka Medina Núñez e Joiner Calpiñeiro Muñoz, interpuseram uma ação popular contra a máxima autoridade na área, por violação ao direito à saúde, demonstrando uma omissão no seu dever estabelecido no decreto supremo Nro. 29894, D.S. Nro. 304, D.S. 4224, não apresentando nenhum descarrego de gestões, coordenação com a presidente do estado e instituições descentralizadas, a nível departamental no equipamento do hospital de terceiro nível, que enfrente a pandemia no departamento de Pando.

Segundo José Luis Vargas, determinaram esta situação – quarta-feira, 9 de setembro – perante a presença da Ministra da Saúde, que chegou à cidade de cobertor, além de não ter realizado nenhuma ação para o equipamento deste nosocomio.
Vargas, apontou que uma decisão da Sala Constitucional de cobertor, em 01 de setembro enviou antecedente ao Ministério Público para o processo de pesquisa, mas não se conhece a ação por parte desta instância, situação que deixa entrever que não estaria se cumprindo com o que estipulam as leis em vigor no país.

A sua vez, o denunciante Jesus Mamani Ventura lamentou que não tenha sido recepcionado o pedido para a apreensão desta autoridade com o propósito de conhecer as gestões no equipamento do hospital de terceiro nível de Pando. ′′ Estamos sendo negados a informação digital e do caderno processual e isso queremos fazê-lo denuncia pública ao Ministério Público e à cidadania (…), nós vamos mandar outra nota para a Procuradoria-Geral, denunciando este tipo de irregularidades “, destacou .

O presidente do Comité Cívico de Pando, Joiner Calpiñeiro, denunciou que se tem um manipuleo político nas instituições operadoras de justiça, toda vez que nas últimas semanas se tem a morte de médicos e enfermeiras que se encontram na primeira linha na luta contra O Covid 19. ′′ Vamos ficar atentos a tudo o que se vier em equipamento ao hospital de terceiro nível (…), ganhou a ação popular e até agora não tem equipamento “, protestou.

Comentários