loader

No Acre, PF deflagra operação de combate aos desmatamentos, danos estimados em R$ 35 milhões

A Polícia Federal no Acre deflagrou, nesta quarta-feira (13/8), a Operação Centrália, para combater crimes ambientais relacionados à provocação de incêndio de grandes proporções na zona rural de Boca do Acre/AM. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio Branco/AC e de Boca do Acre/AM.

As investigações apontam que as queimadas consumiram mais de 480 hectares — área equivalente a mais de 450 campos de futebol —, causando danos ambientais estimados em cerca de R$ 35 milhões, conforme laudo do setor técnico-científico da Polícia Federal. Também foi possível detectar que a região afetada vem sendo continuamente desmatada, apresentando clara característica de utilização para formação de pastagens destinadas à criação de gado, sem que haja autorização dos órgãos responsáveis.

O trabalho investigativo apontou que o fogo foi criminoso e provocou severos impactos ambientais. Diante da magnitude do dano e da reincidência, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, bem como o bloqueio de contas bancárias dos investigados, visando garantir recursos para a recomposição da área degradada e a reparação do dano ambiental. 

Comentários