loader

MAPA decide suspender vacinação contra febre aftosa no Acre em maio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) irá suspender a vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino do Acre, também está suspensa a comercialização da vacina nas casas agropecuárias.

Após 21 anos vacinando contra a febre aftosa no estado do Acre, finalmente estamos bem próximo de ganhar o status livre de febre aftosa sem vacinação.
Pensando nisso, o governo do Estado, através do Instituto de defesa agropecuária e florestal (IDAF), não tem medido esforços para garantir o avanço do agronegócio e a oportunidade de desenvolvimento para o Acre.

Mesmo sendo um grande avanço, ainda não é hora de comemorar, pois ainda há muito trabalho pela frente. O serviço veterinário oficial do IDAF vem desempenhando um trabalho diário para sanar todas as exigências do MAPA, tudo para que o Acre se mantenha no Bloco l do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Em relação declaração do rebanho, continua sendo obrigatório. Todos os produtores deverão declarar seu rebanho do dia 1 de maio a 15 de junho, nos escritórios municipais do IDAF. O produtor que não fizer a declaração será considerado inadimplente com suas obrigações, sofrendo as mesmas penalidades de quando deixava de vacinar. Na declaração de rebanho deve constar número de nascimentos, mortes, além de todas as outras espécies que o produtor possuir na mesma propriedade como suínos, ovinos, caprinos, aves e equinos.

Devido o quadro atual de saúde em que o mundo todo se encontra, durante a pandemia do Covid-19 os escritórios estão trabalhando em horário corrido de 07:00h às 13:00h de segunda a sexta, o IDAF estuda formas alternativas para evitar aglomerações.

O IDAF também conta com um canal de comunicação direta com o produtor para notificação de doenças em sua propriedade ou por meio de denúncia. (Ligue para o numero 0(68)3215-3400 ou mande um e-mail para notifica.idaf@gmail.com).

O IDAF também atenta que mesmo os criadores de animais que não tenham bovinos ou bubalinos, mas que possuam as outras espécies citadas, procure os escritórios locais do Instituto para se cadastrarem, pois todo o controle dessas espécies é importante para o serviço de defesa animal.

Comentários