loader

Levando nome do 1º médico acreano, Navio-hospital inicia atendimentos no Juruá

“Ao longo de 25 anos, a Marinha do Brasil presta este importante serviço à sociedade local, ofertando consultas médicas e odontológicas, além de exames laboratoriais e de imagens, como mamografia e raio-x. A Operação Acre se dará em duas fases, em que na primeira planejamos o deslocamento para localidades de difícil acesso, como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter; e na segunda retornaremos para Cruzeiro do Sul, quando, em abril, encerra-se, com o nosso regresso para Manaus”, explica o comandante.

Mais uma vez, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uniu esforços com a Marinha do Brasil para levar assistência médico-hospitalar para acreanos que habitam às margens dos rios que cortam a região, numa parceria feita por meio de apoio logístico.

O navio-hospital

O NAsH Dr. Montenegro, embarcação da Marinha do Brasil, realiza atendimentos para populações ribeirinhas da bacia amazônica. As equipes são formadas por técnicos de saúde, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, além de contar com instalações com capacidade de oferecer exames laboratoriais, dermatológicos, radiológicos e de mamografia. Além disso, realiza vacinação, cirurgias de baixa complexidade e promove atendimentos farmacêuticos e odontológicos.

A construção do navio se deu em 1997, em Manaus (AM). Três anos depois, foi firmado contrato de cessão de uso do navio entre o governo do Acre, durante a gestão do ex-governador Orleir Cameli, e a Marinha do Brasil, com a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar na região do Juruá uma vez por ano, durante o período de cheia.

O nome do navio é uma homenagem a Manoel Braga Montenegro, primeiro médico nascido no Acre, à cabeceira do Rio Liberdade, distante 80 km de Cruzeiro do Sul. Durante muito tempo, o profissional era o único com formação acadêmica a atender a região do Alto Juruá.

Comentários