loader

Fundhacre realiza primeiro transplante de fígado em 2020

Eram 18 horas quando a mensagem mais esperada de domingo surgiu na tela do aplicativo de conversa do celular da doméstica Marlene Franco, 47 anos, no loteamento Portal da Amazônia, bairro Calafate.

– Vai ser o pai

– Que Legal…Verdade

– Siim – dedilha Cíntia Franco Parente, de 19 anos, filha de Marlene, ainda desajeitada, amarrando com uma das mãos os cabelos que caíam sobre a testa, sentada numa cadeira do leito 133 da enfermaria ‘A’, da Fundação Hospitalar.

– Tô chorando… Jura. Nossa… Meu Deus – responde a mãe, encerrando temporariamente o diálogo às 18h02, ao saber que finalmente chegou a oportunidade de uma nova vida para o esposo, Francisco Adalberto Parente Pinto, o ‘Chico Alberto’, de 43 anos. Há quatro, ele vive à espera da cirurgia na lista do Sistema Único de Saúde para a cura da cirrose causada pela hepatite B em estado avançado.

Chico Alberto com a filha, Cíntia, na enfermaria ‘A’ 133 da Fundação Hospitalar; chegou o dia para uma nova vida longe da hepatite B Foto: Odair Leal/Secom

No início da noite deste domingo, 26, o pedreiro nascido em Feijó no Seringal Santa Rosa, colocação Mamoeira, tornou-se o primeiro paciente de 2020 a ser transplantado de fígado pela equipe de médicos da Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre).

Quarenta minutos antes, o médico Leonardo Toledo, que coordena a equipe de cirurgiões, chegava a passos largos, arrastando o carrinho com a térmica do novo fígado até o centro cirúrgico. O órgão veio de avião de um doador desde o Pronto-Socorro João Paulo 2º, de Porto Velho.

Equipe médica no trabalho de cirurgia do primeiro transplante de 2020 Foto: Odair Leal/Secom

 

 

 

Por Resley Saab, informações agência de noticias do Acre

 

Comentários