
Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar estudantes, escolas e redes públicas que se destacam na promoção da aprendizagem, alinhada ao Plano Nacional de Educação. A edição de 2025 contemplou diferentes categorias, entre elas a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltada a alunos com desempenho de excelência.
Guilherme obteve 960 pontos na redação do Enem de 2024 e atualmente cursa Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac).
“Foi muito incrível. Poder conhecer Brasília pela primeira vez, encontrar outros jovens dedicados e estudiosos de vários estado, enfim, foi único”, relatou o estudante.

Para o professor de português Luiz Carlos Silva, que acompanhou o jovem durante o ensino médio, a conquista representa motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.
“É muito satisfatório ver como um mundo de oportunidades e experiências se abre para ele graças ao fato de ter acreditado na educação de qualidade. Saber que há uma parcela de contribuição nossa é gratificante. Esse também é um sentimento compartilhado por toda a escola. Ficamos felizes ao ver nossos estudantes avançando nas etapas do projeto de vida deles”, afirmou.
Comentários