loader

Educação amplia oferta de cursos de línguas EaD e inclui municípios de fronteira em 2026

A partir do próximo ano, os municípios de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro também passarão a ser atendidos pelo Centro de Estudo de Línguas (CEL), com cursos de inglês e espanhol.

Atualmente, o CEL EaD já oferece os cursos para estudantes de sete municípios acreanos: Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Com a ampliação, o governo avança no objetivo de democratizar o acesso ao ensino de línguas em todo o estado, priorizando regiões estratégicas e de fronteira.

As aulas são ministradas em tempo real, de forma online, com transmissão ao vivo a partir do Centro de Mídias da Educação do Acre (CMEAC), em Rio Branco. Além das aulas ao vivo, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital, com videoaulas gravadas e atividades complementares, que auxiliam no aprofundamento do conteúdo e no cumprimento da carga horária dos cursos.

Segundo a coordenadora do CEL EaD, Ghislaine de Arruda, o formato das aulas online é fundamental para garantir a aprendizagem efetiva. “As aulas em tempo real são importantes, porque o aluno precisa interagir, praticar e colocar a língua em uso. Ele interage com o professor e com os colegas, em uma sala de aula virtual, como se fosse presencial”, explica.

A escolha de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro para a ampliação inicial em 2026 levou em consideração a localização estratégica desses municípios. “São municípios de fronteira com a Bolívia, e é muito importante que os alunos e a comunidade tenham acesso ao aprendizado de línguas estrangeiras, especialmente o espanhol, sem deixar de lado a oportunidade de aprender inglês”, destaca a coordenadora.

Comentários