
A poderosa onda de frio polar que atingiu a Amazônia, como previmos com muita antecedência, estabeleceu novos recordes de frio de 2025 no Norte do Brasil, sendo o Acre, o campeão com as menores temperaturas da região.
Rio Branco e Epitaciolândia lideraram com os menores registros da região, com mínimas recordes pelo segundo dia consecutivo.
A última terça-feira, dia primeiro de julho, a capital do Acre foi a mais fria de todas as cidades da Amazônia, com mínima de 13,4ºC, às 6h, e máxima de 19,5ºC (aeroporto), às 15h, seguida por Epitaciolândia, também no Acre, com a marca de 13,7ºC.
Nesta quarta-feira, dia 2, foi a vez de Epitaciolândia liderar, com registro de 11,9ºC, seguida por Rio Branco, com 12,1ºC, estabelecendo, pelo segundo dia consecutivo, novo recorde de frio do ano.
No Amazonas, a cidade de Boca do Acre, foi a terceira mais fria da região, com 13,4ºC.
Em Rondônia, a cidade de Cacoal, foi a quarta cidade mais fria, com 14,3ºC, seguida por Vilhena, com 15,8ºC (aeroporto).
Confira as 10 cidades da Amazônia, com as menores temperaturas registradas nesta quarta-feira, em ordem da mais fria para a menos fria, conforme os dados fornecidos pelas estações meteorológicas oficiais:
- Epitaciolândia (Acre), com 11,9ºC;
- Rio Branco (Acre), com 12,1ºC;
- Boca do Acre (Amazonas), com 13,4ºC;
- Cacoal (Rondônia), com 14,3ºC;
- Vilhena (Rondônia), com 15,8ºC, na estação do aeroporto;
- Feijó (Acre), com 16,1ºC;
- Humaitá (Amazonas), com 16,4ºC;
- Tarauacá (Acre), com 16,7ºC;
- Cruzeiro do Sul (Acre), com 16,8ºC;
- Porto Velho (Rondônia), com 17,0ºC, na estação do aeroporto.
A atuação dessa intensa massa de ar polar vai continuar, como temos informado, durante toda esta semana, deixando as noites frias, pelo menos até o próximo domingo.
É bastante provável que novos recordes de frio sejam registrados no Acre nos próximos dias.
David Friale
Comentários