loader

Bombeiros lutam por mais de cinco horas para apagar incêndio no Acre, muito fogo

Um incêndio em uma área de vegetação atingiu, aproximadamente, 200 mil metros quadrados (m²) na noite desta terça-feira (10), na Rua Tiradentes, Bairro Vilage Tiradentes, na Estrada do Calafate, em rio Branco. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), foi necessário um trabalho de cinco horas e mil litros de água para que o fogo fosse apagado. 

Ainda segundo o CBMAC, foi recebido o chamado por volta das 19h e a primeira viatura foi enviada para controlar o fogo. Devido a grande extensão da linha do fogo, foi solicitado reforço ao Centro de Operações de Bombeiros (Cobom), que mandou outro caminhão, para assim conseguir extinguir as chamas por volta das 23h55.

Os bombeiros ainda informam que foi possível preservar aproximadamente 50 mil m². A corporação afirma que ainda não é possível afirmar as causas do incêndio e nem se poderia ser causado por ação humana.

O Acre ultrapassou 1,7 mil focos de queimadas no mês de agosto. Conforme o monitoramento por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre o dia 1º e o dia 29 foram registrados 1.767 focos, número 27% maior do que os 31 dias do mesmo mês no ano passado.

No dia 20 de agosto o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública devido à intensificação da seca e dos focos de incêndio.

O Estado já contabiliza mais de 750 focos de queimadas na primeira semana de setembro, conforme dados do Inpe. O programa utiliza dados de queimadas captados diariamente pelo satélite de referência Aqua para fazer os levantamentos.

Entre o dia 1º e o dia 7, o Acre teve 757 focos de queimadas. O total representa quase 30% a mais do número registrado na mesma época ano passado, quando houve 584 focos de queimadas em sete dias.

Hellen Monteiro

Comentários