loader

Base da Passarela Joaquim Macedo entra em nova etapa de obra

Os serviços estão concentrados no reforço da base e da estrutura que sustenta a passarela, garantindo mais segurança e durabilidade. As equipes realizam a remoção dos equipamentos utilizados na etapa anterior de fundação – de jet grouting, que utiliza jatos de alta pressão de calda de cimento para desagregar e misturar o solo, formando colunas de solo-cimento no local -, com o auxílio de guindaste e caminhão munck.

Além disso, os trabalhadores soldam as peças metálicas (cantoneiras) que formam o fundo dos blocos de transferência, estruturas que ligam a base da passarela à cortina metálica de sustentação. Em seguida, são montadas as fôrmas (moldes de madeira e ferro) para a concretagem dos blocos, garantindo maior resistência e estabilidade à passarela.

Também está em andamento a perfuração do solo para a instalação das estacas-raiz, grandes colunas de concreto destinadas a dar firmeza à estrutura. As armações dessas estacas estão sendo cortadas e dobradas para a montagem, etapa que antecede a concretagem.

Comentários