Estamos no mês de março de 2022 e, a procura de acreanos pelo estado de Santa Catarina não para de crescer, são inúmeros moradores da capital Rio Branco e interior do estado, que tentam uma nova vida mudando de unidade federativa.
Santa Catarina é um estado na região sul do Brasil, que possui em seu território com vários atrativos como uma longa costa com o Atlântico e muitas ilhas, é conhecida por suas praias e montanhas.
Em um famoso ranking de cidades, duas cidades catarinenses ficaram entre as oito melhores cidades da América Latina para se viver, com destaque para Florianópolis na primeira posição. Um estado cujos indicadores de desenvolvimento humano se aproximam de países desenvolvidos e ocupa a posição do estado com menor desigualdade social do Brasil. Além disso, o PIB catarinense cresceu quatro vezes acima da média nacional nos últimos anos.
QUALIDADE DE VIDA
O desenvolvimento humano atrelado ao desenvolvimento econômico demonstra a potência que Santa Catarina representa. A maçã dos olhos sendo sua capital um polo tecnológico em uma ilha paradisíaca é o local ideal para atrair cada vez mais profissionais talentosos, que querem um lugar mais agradável para morar, que buscam oportunidades para de fazer a diferença no trabalho sem a competitividade esmagadora das grandes cidades globais (por enquanto), e cheguem cada vez mais próximo do equilíbrio da vida profissional e pessoal.
SEGURANÇA PÚBLICA
A Segurança Pública de Santa Catarina teve um ano exitoso em 2021, com redução dos crimes violentos em todo o estado. Os homicídios tiveram queda de 7,5%, passando de 690 em 2020 para 638 no ano passado. Trata-se do menor número desde que o indicador passou a ser contabilizado, no ano de 2008. Com isso, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes caiu de 9,5 para 8,8 em solo catarinense, a mais baixa do Sul do Brasil. O total de mortes violentas – que inclui também latrocínios, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de ação policial – teve redução percentual ainda mais significativa: 8,9%.
OPORTUNIDADES
Santa Catarina encerrou o ano de 2021 com a maior geração de empregos formais da história. Foram quase 168 mil novas vagas, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em termos proporcionais, quando se leva em conta a variação no total de pessoas empregadas, Santa Catarina obteve o melhor resultado entre os estados do Sul e Sudeste, com uma taxa positiva de 7,94%.
“Minha vinda para Florianópolis aconteceu de forma natural, eu estava vivendo um momento bem interessante no Acre em relação a oportunidade de emprego. Mas eu queria muito mais, inclusive sair do Acre, em conversa com uma amiga que já morava aqui em Florianópolis há alguns anos, surgiu o convite para eu vir passear, porém eu falei do meu desejo em sair do Acre, na hora ela me apoiou. Sendo assim eu só tive que pedir as contas do meu trabalho e vir, mas me planejei, fui pesquisar sobre a minha área de serviço se era fácil atuar e conseguir uma vaga. Então no final de 2016, resolvi mudar de uma vez para Florianópolis onde fui muito bem recebida, logo arrumei emprego, sou cozinheira com formação pelo senac Acre, o que facilitou muito. Hoje sou muito feliz aqui, principalmente pela questão de segurança e emprego, costumo dizer que estou em casa, que aqui eu me encontrei” Disse Elô Sales natural do Acre.
Comentários