loader

Acre será inserido no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras

Objetivo do programa federal em parceria com o governo acreano é fortalecer a prevenção, controle e repressão aos crimes transfronteiriços

O Acre foi o primeiro estado da região Norte do país contemplado com a implantação do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, o Vigia. A solenidade que marcou o início das ações de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção foi realizada na tarde desta segunda-feira, 18, no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul.

O programa do governo federal tem como objetivo fortalecer a prevenção, o controle aduaneiro, bem como a repressão de ilícitos nos estados que fazem fronteiras com os países sul-americanos. Os profissionais capacitados constituirão as unidades especializadas nas instituições de Segurança Pública, defesa, inteligência, fiscalização e controle de toda a região de fronteira do Estado.

Acre foi o primeiro estado da região Norte a receber o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O lançamento no município localizado no extremo oeste brasileiro é estratégico. A região faz fronteira com o Peru, país conhecido internacionalmente pela produção de cocaína. As dificuldades geográficas somadas a repressão ineficiente consolidaram uma complexa rota que envolve o transporte de entorpecentes pelos rios e a própria selva amazônica.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, lembrou em seu discurso de sua trajetória no forte combate à corrupção. Sobre o programa Vigia, Moro explicou que a iniciativa surge para ampliar e aperfeiçoar o controle das fronteiras do Brasil.

Ministro Sérgio Moro durante implantação do programa Vigia, em Cruzeiro do Sul (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Esse é um programa fundado na ideia da integração e o que tem sido feito é a capacitação e fornecimento de equipamentos para que haja uma intensificação nas ações do controle de fronteira. Esse é um programa permanente e fizemos uma parceria com o governo do estado para que possamos avançar nesta área e acredito que teremos bons resultados em breve”, explicou Moro.

Agencia-Ac

Comentários