loader

Maduro diz que EUA preparam agressão de ‘caráter militar’ contra a Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira 15 que os Estados Unidos estão preparando uma “agressão” de “caráter militar” contra seu país, e assegurou que seu governo está autorizado pelas “leis internacionais” a enfrentá-la.

Nas últimas semanas, os Estados Unidos posicionaram oito navios em águas do Caribe sul em uma operação antidrogas. Washington acusa Maduro de supostos vínculos com o narcotráfico e oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares, cerca de 273 milhões.

Há “uma agressão em andamento, de caráter militar, e a Venezuela está autorizada pelas leis internacionais a enfrentá-la”, indicou o líder venezuelano sobre a presença de navios americanos no Caribe.

Em uma coletiva de imprensa com a imprensa internacional, Maduro anunciou ainda que “as comunicações com o governo dos Estados Unidos estão desfeitas” e apontou o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, como o “senhor da morte e da guerra.”

Rubio declarou o na semana passada que Maduro é um “foragido da Justiça americana” devido à recompensa oferecida pelos Estados Unidos para sua captura.

Nesta segunda-feira, em uma entrevista à Fox News antes das declarações de Maduro, Rubio afirmou que o líder venezuelano “representa uma ameaça direta à segurança nacional” dos Estados Unidos por causa do suposto narcotráfico do qual é acusado.

A Venezuela rejeita essas acusações e, na semana passada, Maduro ordenou o envio de pelo menos 25 mil militares da Força Armada para estados fronteiriços com a Colômbia e o Caribe.

Comentários