
O presidente americano Donald Trump disse que os países do Brics estão tentando destruir o domínio do dólar, mas “pagarão um alto preço” se tentarem. Em discurso durante uma reunião de gabinete, Trump voltou a afirmar que vai aplicar uma sobretaxa de 10% aos países do bloco — formado originalmente por Brasil, Rússia, Índia e China — e a todos que se alinharem ao Brics.
Trump disse que o grupo não representa “uma ameaça séria”, mas afirmou que o “dólar é rei” e que os EUA vão trabalhar para manter isso:
— Perder o lugar do dólar como padrão mundial seria como perder uma guerra — disse o presidente.
Após passar a manhã desta terça-feira com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não aceita “nenhuma reclamação” sobre o Brics Em resposta ao presidente dos Estados Unidos, que ameaçou taxar em 10% as exportações de países que se alinhem ao grupo de países em desenvolvimento, Lula voltou a dizer que o Brasil é uma nação soberana.
— Nós não aceitamos nenhuma reclamação contra a reunião do Brics. Por isso que não concordamos quando ontem (segunda-feira) o presidente dos EUA insinuou que vai taxar os países Brics — afirmou o presidente brasileiro.
Comentários