loader

Ex-primeira-dama do Peru desembarca no Brasil após receber asilo diplomático

Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, desembarcou em Brasília nesta quarta-feira, 16, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Nadine entrou com um recurso na Embaixada Brasileira em Lima na terça-feira, 15, para solicitar asilo diplomático.

“A Embaixada da República Federativa do Brasil no Peru comunicou que, em aplicação da Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual ambos os Estados são parte, decidiu conceder asilo diplomático à senhora Nadine Heredia Alarcón e a seu filho menor, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia”, informou o Ministério das Relações Exteriores do Peru.

Nadine e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão. Segundo o jornal peruano Andina, a juíza Nayko Coronado declarou que os réus foram considerados culpados pelo crime de lavagem de dinheiro agravada, em razão das contribuições indevidas recebidas pelo Partido Nacionalista Peruano nas campanhas de 2006 e 2011, vindas da Venezuela e da empresa brasileira Odebrecht.

O tribunal destacou que houve um modus operandi em ambas as campanhas, principalmente no que se refere ao recebimento de dinheiro ilícito, envolvendo contribuintes falsos, transações financeiras e contratos de trabalho falsos. 

Ollanta Humala Tasso foi presidente do Peru de 2011 a 2016. Ele foi preso após o fim do julgamento, e uma ordem de prisão foi expedida contra Nadine, pois ela não compareceu ao tribunal. 

Além do casal, foram condenados o irmão, a mãe de Nadine e outros aliados políticos de Humala. O tribunal também ordenou que o grupo pague, de forma conjunta, uma reparação civil no valor de US$ 2,68 milhões (cerca de R$ 15,7 milhões).

Comentários