loader

Açaí é eleita a sétima melhor fruta do mundo; jabuticaba é a segunda

Duas frutas referência do Amazonas, o açaí e o guaraná foram destaques na última atualização do Taste Atlas, um guia on-line de viagens experimentais para comida tradicional, que reúne receitas autênticas, críticas de alimentos e artigos de pesquisa sobre ingredientes e pratos populares.

O açaí ocupa o 7º lugar com 4.3 pontos e o guaraná, o 41º com 4.2 pontos entre as 50 frutas mais populares globalmente. Outro fruto típico brasileiro, a jabuticaba, originária da Mata Atlântica, ocupa o segundo lugar no ranking do guia.

No Amazonas, os principais produtores do açaí são os municípios de Codajás, Presidente Figueiredo, Humaitá, Borba, Carauari, Manicoré, Tapauá, Coari, Nova Olinda do Norte e Anori.

O açaí ocupa lugar de destaque no mercado alimentício nacional por meio de sua industrialização. O guaraná tem sua produção em maior escala no município de Maués, em segundo lugar está o município de Urucará. 

O guaraná é conhecido mundialmente por suas características energéticas. Na indústria, é comercializado puro em pó e utilizado na fabricação de refrigerantes por diversas marcas, a exemplo da Coca-Cola, sendo a maior investidora junto aos produtores amazonenses.

Dados do Sistema Sepror sobre a produção do açaí cultivado citam dez municípios como responsáveis por 65% da produção: Codajás, Presidente Figueiredo, Humaitá, Borba, Carauari, Manicoré, Tapauá, Coari, Nova Olinda do Norte e Anori.

Recentemente o açaí do município de Codajás passou a ter diferencial competitivo ao receber o registro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial como “Indicação Geográfica”, na modalidade Indicação de Procedência.

O açaí de Codajás se junta, agora, a outras seis cadeias produtivas da Amazônia Ocidental que haviam obtido o registro junto ao INPI: ‘Farinha de Uarini’; ‘Abacaxi do Novo Remanso’; ‘Pirarucu de Mamirauá’; ‘Peixes Ornamentais do Rio Negro’; ‘Guaraná de Maués’; e ‘Guaraná da Terra Indígena Andirá-Mauá’.

A plataforma cita o açaí destacando o fruto como alimento básico há séculos na Amazônia, e descreve seu sabor como ‘uma combinação de chocolate e frutas vermelhas’, tendo ganhou popularidade mundial por meio de sua industrialização, uma prática que pode ser considerada recente, retendo seus valores nutricionais ricos em antioxidantes naturais, vitaminas e ácidos graxos essenciais.

Sobre o guaraná, a publicação destaca a origem indígena como prática de consumo e suas propriedades nutricionais. O principal ingrediente do fruto é a guaranina, um elemento quimicamente idêntico à cafeína, fonte energética.

Confira o top 10 das melhores frutas.

  1. Mangostão (Indonésia)
  2. Jabuticaba (Brasil)
  3. Deglet Nour (tâmara da Tunísia)
  4. Rodakina Naoussas (um tipo de pêssego da Grécia)
  5. Morango Cassubiano (Polônia)
  6. Wiśnia Nadwiślanka (um tipo de cereja da Polônia)
  7. Açaí (Brasil)
  8. Lúcuma (Peru)
  9. Limão de Sorrento (Itália)
  10. Tangerina de Quios (Grécia)

Comentários