loader

Governo vai reduzir IPI em 25% e estuda liberar saques do FGTS, diz Guedes

Nesta terça-feira, 22, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo federal irá reduzir em 25% o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), além disso, citou sobre a possibilidade de liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população quitar dívidas.

As falas foram durante um evento promovido pelo BTG Pactual.

“Você vê que a agricultura está voando porque ela não tem o imposto sobre produto agrícola, o IPA. Agora a indústria brasileira está sofrendo nas últimas três, quatro décadas, impostos altos, juros altos e encargos trabalhistas excessivos. Nós temos de atacar essas três questões, é uma questão de tempo. Vamos fazer um primeiro movimento agora, reduzir 25% do IPI. É um movimento de reindustrialização do Brasil”, declarou.

O IPI recai sobre os produtos industrializados, que é repassada ao consumidor. O imposto tem várias frações, e variam, em sua maioria, de zero a 30%, no entanto, pode chegar a 300% no caso de produtos que possam fazer mal à saúde, como cigarro com tabaco.

Durante a primeira etapa da proposta de reforma tributária, ainda em 2020, o governo chegou informar que a tributação seria substituído por um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas. Entretanto, o Congresso Nacional ainda está debatendo sobre a proposta.

Guedes apelidou como imposto sobre o “pecado”.

A taxação seletiva recairia principalmente sobre cigarros e bebidas alcoólicas, que apresentam “externalidades negativas”, ou seja, causam efeitos colaterais em quem consume e, consequentemente, sobrecarregam o serviço público ded saúde.

Comentários